Fundação de Saúde Parreiras Horta

HISTÓRICO 

O Instituto Parreiras Horta, foi criado através da Lei nº 836 de 14 de novembro de 1922,  no governo de Maurício Graccho Cardoso e inaugurado em 05 de maio de 1924, para completar a nova estrutura de saúde pública estadual. O instituto teve como primeiro dirigente o professor Dr. Paulo Parreiras Horta que permaneceu a frente da instituição até 8 de dezembro de 1924. 

Na época de sua fundação, o Instituto tinha como principais atribuições, preparo e a distribuição das vacinas antivariólica e antirábica. Realizava o tratamento das pessoas mordidas por animais suspeitos de raiva e ao exame bacteriológico. 

Possuía laboratório de análise clínica, bacteriológica e química, além de funcionar também como um centro de pesquisas médicas. O início da construção, em 23 de julho de 1923, repercutiu favoravelmente no meio médico e na sociedade sergipana, porque através da sua capacidade científica, poderia contribuir para esclarecer as chamadas ‘febres de Aracaju’, como também contribuiria decisivamente para elevar o padrão do atendimento da saúde da população, através dos exames de laboratório, contribuindo concretamente para o exercício da medicina cientifica em Sergipe. 

Em 27 de janeiro de 1956, passa à autarquia integrando a administração indireta do Estado de Sergipe. Totalmente reestruturado em 1981, é vinculado à Secretaria de Estado da Saúde, como LABORATÓRIO CENTRAL DE SAÚDE PÚBLICA – LACEN, cuja finalidade de realizar atividades de saúde pública. 

Já em 30 de dezembro de 2004, ocorre uma nova reestruturação e passa a ser designado como HEMOLACEN, resultado da fusão do Centro de Hemoterapia de Sergipe – Hemose e Lacen.

FUNDAÇÃO DE SAÚDE PARREIRAS HORTA - FSPH

Foi criada através da Lei nº 6.346, de 02 de janeiro de 2008. A FSPH é integrante da Administração Pública Indireta do Poder Executivo do Estado de Sergipe, dotada de personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, de interesse coletivo e utilidade pública, com autonomiagerencial, patrimonial, orçamentária e financeira, quadro de pessoal próprio e prazo de duração indeterminado. 

A FSPH é vinculada à Secretaria de Estado da Saúde – SES e, por esta, é supervisionada, nos termos e para os fins constantes da legislação pertinente e de seu estatuto. A Fundação tem sede e foro na Cidade de Aracaju, Capital do Estado de Sergipe, e jurisdição em todo o território estadual. 

A FSPH tem por finalidade prestar serviços relativos à coleta, processamento, estocagem, distribuição e aplicação do sangue, seus componentes e hemoderivados, através da unidade HEMOSE. Prestação de serviços laboratoriais, através da unidade LACEN – Laboratório Central de Saúde Pública e de verificação de óbito, através da unidade SVO – Serviço de Verificação de Óbitos. 

Os serviços de saúde prestados pela Fundação são organizados em conformidade com as diretrizes e normas do SUS - Sistema Único de Saúde, devendo servir de campo de prática para ensino e pesquisa na área da saúde. 

A estrutura organizacional básica é composta pela Diretoria Executiva e o Conselho Curador. 

A Diretoria Executiva, órgão de direção subordinada e de administração superior, responsável pela gestão técnica, patrimonial, financeira, administrativa e operacional, composta de três diretores: Diretor-Geral; Diretor Administrativo-Financeiro; e Diretor Operacional.

O Conselho curador da Fundação Parreiras Horta possui a seguinte composição:

 Antônio Carlos Guimarães de Sousa Pinto (Presidente);  Giselda Melo Fontes Silva (Membro);  Antôio de Pádua Pereira Pombo (Membro);  Willian de Jesus Santos (Membro); Marco Aurélio de Oliveira Góes (Membro);  José Augusto Ribeiro (Membro); Adriana Luz Freire (Secretária Executiva I)